domingo, julho 31, 2005

Lars Von Trier e Deus






Acabei de ler um artigo incrível, uma análise sobre o filme Dogville. O papel da classe trabalhadora e o fato de como são tratados pela burguesia. Ele compara Grace a Cristo, e como ele seria tratado se estivesse aqui. Afinal Cristo é um ser bondoso e generoso, que só prega o bem. Jamais iria se opor às crueldades que poderia vir a sofrer.

Assim como a personagem de Grace do filme Dogville, sofre todas as provações, sem jamais se manifestar, até o momento em que é traída pela única pessoa que ela não esperava. Nesse momento ela reage. O autor do artigo diz acreditar que a conversa entre Grace e o pai, é uma conversa entre Deus e o Cristo. E nessa conversa decidem que todos devem ser mortos para que possa haver uma sociedade melhor.

Quanto mais eu leio artigos sobre os filmes do Lars Von Trier, mais eu me impressiono com a genialidade dele. Dono de um talento nato, que consegue incomodar a qualquer espectador que veja os seus filmes. Sempre há um incomodo. Não é possível ver até o final e não se revoltar.

Quando chega ao final do filme somos favoráveis ao massacre. Não ficamos perplexos com as mortes. Ao contrário ficamos felizes, achando que o bem foi feito.

Nesse filme vemos uma sociedade corrompida, até mesmo as crianças. Não vemos princípios morais, éticos ou cristãos. Vemos apenas o interesse de cada personagem.

Lars consegue nos mostrar uma sociedade que vemos todos os dias. Realmente esse diretor é impressionante.



Bom quem quiser ver o artigo, basta entrar nessa página. Pausa para a filosofia

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home

 
Hospedagem
Contador de acesso grátis