domingo, julho 24, 2005

A desilusão do Wonka Mãos de Tesoura


Não desprezo o trabalho do diretor, até acho que para uma refilmagem de um clássico, ele foi bem feliz. Mas para quê refazer algo já era perfeito. Não li o livro, sou apenas uma fã de um filme que marcou a minnha infância. Tive medo dos Oompa Loompas. Adorava a magia do filme. Sim ele tinha magia, e isso não foi recriado pelo diretor, que tratou as crianças, ou os seus expectadores de forma simples. Criando um filme onde nada é subjetivo e sim objetivo. As músicas dos Oompa Loompas, antes eram metáforas, agora são explicítas. O Willy Wonka, quando interpretado pelo Gene Wilder, além de ser mágico também era uma icóginita. Não era fácil de assimilar sua personalidade. Ele era assustador e bom.
O roteiro também ficou meio simplório, porque o novo Charlie não erra?
Infelizmente não li o livro, portanto não estou questionando a obra literária e sim a refilmagem. Não achei necessário os flashbacks, assim como não me fazia falta saber como era a vida pessoal do Wonka. E o pior na minha opinião foram as alusões que o diretor fez aos seus próprios filmes, por exemplo a cena em o que Jonny Deep corta a faixa, e é feito um plano aberto dele com a tesoura, ou aquelas máquinas de fazer chocolate que também recriam outra cena do filme Edward mãos de tesoura.
E para concluir o personagem de Wonka, não é mais assustador e sim um palhaço, uma criança que não teve infância. E como única cena que possa transmitir o medo, são os bonecos sendo queimados, cena esta que considero indispensável.
Não é um filme mágico, não tem mais aquelas músicas que me deixavam fascinadas e não tem aquele final. " Sabe o que aconteceu com aquele menino que conseguiu tudo o que queria. Foi a pessoa mais feliz do mundo". Acho que é mais ou menos assim.

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home

 
Hospedagem
Contador de acesso grátis